Muita gente tomou conta da sede do Centro da Juventude (CJ) de São Lourenço da Mata durante todo o dia desta quinta-feira (31) para aproveitar as facilidades que estavam sendo ofertadas gratuitamente através do Mutirão da Cidadania, evento promovido pela Secretaria de Assistência Social por meio do Centro da Juventude com a participação da Secretaria de Saúde do município. Quem esteve no local pôde tirar carteira de trabalho, certidão de nascimento, foto 3x4, fazer teste de glicose, aferição de pressão, consulta ao SPC, obter informações sobre os programas sociais do município, assistir a palestras e muito mais. A secretária de Assistência Social de São Lourenço, Nadja Santana, esteve na ocasião, que começou às 9 horas e se estendeu até às 17 horas.
A coordenadora do CJ, Glauce Cavalcanti, falou sobre o objetivo do 1º Mutirão, que foi pensado para atender os jovens participantes do programa e seus familiares, mas acabou sendo uma oportunidade para muita gente. “Queremos aqui promover verdadeiramente o exercício da cidadania desse povo, apresentando os serviços disponíveis na rede, não só no município, mas também aqueles ofertados pelo estado, que sejam todos muito bem vindos”, concluiu. A participação do Estado se dá uma vez que representantes do Programa Vida Nova do Governo Estadual, no qual o CJ está inserido, estavam com estande informativo, fazendo cadastro e divulgação do programa que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.x
Um dos espaços mais procurados era o para tirar documentação. A vigilante Sidney de Cássia, 35 anos, esperava na fila para retirar a 2ª via da certidão de nascimento, e falou do motivo que lhe fez ir ao CJ. “Por que aqui é rápido, de graça e perto da minha casa. O meu registro está todo estragado e se tivesse que tirar no fórum teria que pagar”, explicou. Ao todo foram emitidas 50 carteiras de trabalho e 50 registros de nascimento. Um espaço beleza, que mais parecia um salão de verdade, foi montado no local e também estava bastante disputado.
Estiveram presentes no evento, participando e oferecendo seus serviços, a coordenadora da Saúde da Mulher, Hubiany Miranda, que junto com sua equipe deram palestras sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e folders educativos; a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Karine Farias, que tirou dúvidas e distribuiu panfletos e cartilhas informativas; a coordenadora da Coordenação da Saúde da Pessoa Idosa, Ana Paula Machado, dando apoio a equipe da saúde, que estava tirando cartão do SUS e prestando esclarecimentos com palestras sobre hanseníase, tuberculose e higiene bucal; a coordenadora da Política para a Pessoa Idosa, Tereza Cristina; além de representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Projovem, Bolsa Família, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, CDL, entre outros, que estiveram no local para ajudar e tirar dúvidas dos visitantes.
Lançamento – Durante o Mutirão da Cidadania, os jovens do Centro da Juventude, aproveitaram para lançar o jornalzinho CJ em Foco e o blog do CJ, feitos de maneira independente. O jornalzinho inicialmente terá uma tiragem de 100 exemplares e será distribuído gratuitamente para os jovens do CJ e seus familiares. O objetivo do projeto é trabalhar a criatividade dos jovens, reforçando a leitura e escrita, divulgando o trabalho desenvolvido pelo Centro da Juventude. Para conhecer o blog basta acessar: wwwcjslm.blogspot.com
Fonte: Prefeitura SLM
Nenhum comentário:
Postar um comentário